sabato 22 ottobre 2016

À procura da máquina de costura perfeita

Já que o João já contou sobre a máquina nova, vou contar como chegamos até ela...
Eu tinha uma Singer Tradition mecânica, comprada em 2013 quando viemos passear aqui na Europa com a família, mas que só comecei a usar há uma ano atrás quando finalmente tive tempo e fiz um cursinho de corte e costura (não sabia nem ligar a bendita na tomada!).



Resultado de imagem para singer tradition
Essa máquina me ajudou muito e me ensinou tudinho que eu sei de costura. Tá, não é muuuito, mas fiz muitas coisinhas incluíndo enxovais de bebê pras amigas. Uma coisa que me incomodava um pouco é que ela é barulhenta. Mas eu não sabia que existia uma máquina de costura que não fosse...
Pra quem tá começando é uma maravilha. Por ser mecânica, é fácil de arrumar, fácil de aprender e a maioria dos vídeos no youtube.com é com máquinas semelhantes.
Pois bem, quando nos mudamos, não ia trazer ela junto - pesa uns 5kg. Resolvi, com dor no coração, vender pra uma amiga muito querida (só assim pra ela ficar sendo amada em uma nova casa).
Chegando aqui na Itália, pesquisei sobre as máquinas e fiquei maluca! Tem um milhão de marcas que eu nunca tinha ouvido falar com outros milhões de modelos cada uma! Tentei procurar reviews mas também não achei nada. O que eu acabei decidindo foi que seria uma Singer - porque tem assistência técnica em todo lugar, é bem antiga e nunca saiu de linha, acessório também fáceis de encontrar em lojas de armarinho - e memória afetiva da minha vó costurando a vida toda numa SInger.
Falei TANTO da "macchina da cucire" que nossos vizinhos nos emprestaram a máquina deles de 30 anos! Eu achei uma fofura mas não sabia nem por onde começar com ela!




Quando fomos na Abilmente (a feira mega fantástica de artesanato) (http://mariejoao.blogspot.it/2016/10/abilmente-de-vicenza-alegria-das.html) achei que ia poder comprar a máquina lá. E ainda com desconto. Só que não. Só tinha máquinas maravilhosas masss custando cerca de 800 euros!





Vim pra casa cheia de idéias, tecidinhos e ... sem máquina. No mesmo dia, a minha vizinha daqui me mandou uma oferta fantástica de um supermercado que só vende coisa em promoção que se chama LIDL (é o meu lugar favorito pra fazer compras, embora seja bagunçado e só tenha um caixa).
Fui olhar as características da máquina anunciada e achei que era exatamente o que eu queria! Uma Singer eletrônica com 80 opções de pontos (58 deles são decorativos), 700 pontos por minuto, faz casa de botão com um só toque, passa linha na agulha sozinha (sério, isso é incrível!) e é bem silenciosa.
É essa belezinha aqui:


É o modelo Singer Brilliance 6180. Custou inacreditáveis 159 euros - deu uns R$600 reais! (Vi no site do Magazine Luiza por R$ 989).
Quando ela chegou em casa na caixinha, toda toda novinha me deu até um calorzinho no coração! Outra emoção foi abrir o kit com os acessórios:


 Uma embalagem com 5 agulhas, o pé calcador pra casa de botão automática (parece difícil mas é óoootemo), duas bobinas (podia ser mais, né?), o botão que trava o carretel de linha, outra haste pra colocar mais um carretel de linha para agulha dupla, o desmanchador/pincel para limpeza, isolador dos dentes (para quilt), pezinho comum, pé de ziper normal e para colocar vivos, chave para os parafuzinhos da máquina, pé pra colocar botão, pé para zíper invisível, pé com rolo para tecidos difíceis (plásticos e couros), pé para overlock (fica igualzinho! só não corta o excesso de tecido, mas faz bem o serviço) e pé para bainha invisível (também é fácil de usar e muito útil).
Já testei várias coisas e amei.

Esse passarinho eu apliquei com esse zigue-zague beeeem juntinho e ficou bem legal. Só falta pegar o jeito, mas daí é culpa minha e não da máquina!





Também fiz com o mesmo tecido duas almofadas para o meu sofá que ficaram uma graça.


Aproveitei a saudade da costura para fazer aquele reparos que ficam na lista de espera...


Essa é minha capa de edredon do Ikea (loja de móveis popularzona aqui - paraíso pras mulheres também!) que veio com uma abertura de 1,20m sem nenhum fechamento. Fiz as casas e também preguei os botões com o programa automático e ficou super bem acabado.

Aqui é a bainha da minha nada fantástica cortina. Coloquei frente (acima) e verso (abaixo) para mostrar o acabamento perfeito da bainha invisível feita com o pezinho que vem no kit.
 


Por hoje é isso! Tô cheia de vontade mas sem muitos tecidinhos pra trabalhar. Além disso, não tem NENHUMA loja de tecido de path ou algodaozinho aqui na minha cidade... O jeito vai ser esperar quando a gente alugar um carrinho pra ir correndo numa lojinha de tecidos!



3 commenti:

  1. Isso não é uma máquina de costura! É um parque da Disney!

    RispondiElimina
  2. Isso não é uma máquina de costura! É um parque da Disney!

    RispondiElimina
  3. Querida amiga (sim, também és muuuuuito querida), tua antiga máquina está aqui guardada por falta de tempo! Assim que acabar minha extero-gestação eu faço um cursinho! Louca louca pra começar a tentar fazer as coisas lindas e mimosas! Beijo!

    RispondiElimina