sabato 3 dicembre 2016

Festa del Torrone, Cremona

Conversando com meus pais por Skype, minha mãe comentou sobre o seu avô materno que veio de Cremona e falava muito, e com muito carinho, de sua terra natal. Alguns dias depois ficamos sabendo que haveria a Festa do Torrone em Cremona, que fica a 40 minutos de Brescia. Temos que ir!
Sem falar que meu pai é fã de torrones desde que me conheço por gente. Dica perfeita para encontrar o presente de Natal hehe


Alugamos um carro e dia 26/nov pegamos a estrada... em 40 minutos chegamos em Cremona, estacionamos num "parcheggio" grátis a 700m do centro antigo, e seguimos a pé...

Cidade linda, de cara já nos deparamos com várias barraquinhas de torrones artesanais de todo tipo, vários sabores, tamanhos e formatos.







Como diria meu pai: "Tem cioccolata Salete" kkk :D



Chegamos na festa bem ao meio dia, a fome bateu. Melhor comer algo salgado antes de "avançar" nos doces. Pegamos um sanduba pra cada um, mas era só de pão e "prosciutto crudo", ok o presunto era uma delícia, mas bem que podiam ter colocado um queijinho... e olha que tinha bastante queijo lá, olha só o tamanho do queijo!!!



Em Mons havia um caminhão que parava toda sexta-feira em frente à Universidade, nós sempre íamos lá comprar um "churrasco de lardon" (um tipo de bacon). Aqui tem um caminhão igualzinho, só que o daqui serve galeto assado com polenta kkk

Parei para tirar uma foto, o dono viu e eu pedi para ele sorrir pois a foto irá para o Brasil. Na hora ele sorriu e cortou um pedaço de carne para nós, já acrescentamos no nosso sanduíche hehehe



Os italianos são muito simpáticos e divertidos, e olha que até encontramos uma sósia da Rainha da Inglaterra! Abaixo, de vermelho kkk ;)



Além de torrones, tem outras guloseimas deliciosas!




Alguns, como o doce acima, são feitos na hora! Veja abaixo:



As minifrutas são feitas de marzipan, uma massa de farinha de amêndoa com açucar. [comentário da Mari].



Tinha até árvore de Natal feita de chocolate, com a altura da Mari. Auguri!!!


E claro, o tradicional tiramisu!!! Esse é minha mãe e minha sogra que gostam ;) Temos que voltar com toda família.



Mas o principal na festa ainda é o Torrone!
Encontramos uma banca que fazia torrone no modo tradicional, antigo pra caramba! Acho que essa senhora abaixo estava mexendo esse tacho desde 1889 kkk :p


Até fiz um videozinho, vejam abaixo:



Eles deram uma amostra para nós, a senhora pegou o torrone direto do tacho acima, enrolou num papel e nos deu para experimentarmos.
E com toda minha delicadeza, vindo diretamente do interior do RGS, eu já ia abrir o papel pra comer o que tem dentro. Na hora Mari (menina de capital) disse que era pra comer tudo junto, pois o papel é "papel de hóstia". Eita guri rude... kkk Sorte que "ho mia principessa sempre con me" ;)



Esse foi o primeiro que experimentamos, o sabor é inigualável! Eles fazem torrones sem açucar, somente com mel. Como disse Mariana, o sabor é complexo, a massa tem uma textura macia contrastando com o crocante das amêndoas e em seguida surge um gosto de mel que avança por toda a boca. Uma delícia inigualável!!!

Também haviam outros fazendo torrones na hora, o mais comum é usar o tacho ou essa "betoneira" de torrone hehe




Imaginem esse tacho borbulhando, ah o perfume que exalava... hum...


Videozinhos abaixo, pena que não tinha como "filmar o cheiro" kkk





Haja escova de dente para tantos doces  kkk


Cremona é a cidade de Antonio Stradivari (1644 a 1737), luthier que fez os melhores e mais famosos violinos do mundo! Por isso vê-se acima vários torrones em formato de violino. Nunca conseguiram reproduzir a qualidade dos violinos dele. Dizem que, além da técnica que ele usava, dizem que a região em que ele vivia estava passando por um período de temperaturas muito baixas. Por isso, as madeiras das árvores ficaram mais duras durante esse período (wiki).

E aproveitando que estamos na cidade de Antonio Stradivari, tiramos uma foto com ele, ou melhor, com a estátua dele kkk e também demos uma passadinha no museu do violino. Mas deixamos para entrar no museu e conhecer sua casa numa próxima oportunidade, afinal, o dia estava tão lindo e preferimos aproveitar ao ar livre. Como fica pertinho de casa poderemos voltar em outra oportunidade ;)



E não é que Mari quase deixou cair o violino Stradivari! :o


Olha que vai quebrar a alma kkk ;)  Pra quem não sabe, uma vez a Mari derrubou meu violino e eu disse que ela estragou a alma do violino, ela ficou toda sentida. Mas alma é só uma pecinha que liga os dois tampos hehe Sem problema :)

E depois do pecado da gula... fomos rezar um pouco hehe ;)

A Catedral de Cremona é dedicada a Nossa Senhora da Assunção. A construção foi iniciada em 1107 e concluída em 1160-1170 (wiki). O interior abriga importantes obras de arte. Imagino que provavelmente meu bisavô foi batizado aqui, e muitas vezes esteve aqui. Bem, vamos a algumas fotos...











Esse quadro abaixo lembra muito de um quadro que tinha na casa do meu nonno materno, saudades...



Terminamos o dia com um belíssimo por do sol na estrada para casa...




Obrigado por nos acompanhar em mais esse passeio, e quem quiser ver mais fotos, é só clicar neste link.



Nessun commento:

Posta un commento